Escolha o idioma: PT | EN | ES

CONTROLO DIMENSIONAL

O Controlo Dimensional é um método de verificação, validação e calibração de características geométricas de objectos, de estruturas ou mesmo de equipamentos, podendo ser feito com ou sem contacto físico.Tem como objectivo principal a inspecção das diferentes fases do processo construtivo a fim de garantir a montagem, o bom funcionamento, a substituição de peças e componentes de equipamentos, a identificação de erros e defeitos geométricos bem como a análise de superfícies.

É uma aplicação específica da Metrologia e dos conceitos fundamentais de fiabilidade metrológica aos elementos que compõem a construção de objectos, equipamentos e estruturas. Tem a sua principal aplicação em complexos industriais da indústria automóvel, naval, aérea, do petróleo e do gás, das celuloses, da indústria mineira e siderúrgica, entre muitas e variadas industrias.

Quando determinado equipamento é fabricado de maneira quase única, exigindo um procedimento de Controle Dimensional específico, esta será uma metodologia indicada para um controlo de produção eficaz.